Tecnologia Assistiva é a terminologia, razoavelmente recente, utilizada para identificar um arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar, ou, ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, com o propósito de promover Vida Independente e Inclusão. Pode ser também definida como “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências” (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995)
O objetivo da Tecnologia Assistiva é Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, melhor qualidade de vida, acessibilidade para sua inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Para o indivíduo com deficiência auditiva, usuário de aparelhos áuricos ou implantes cocleares, a tecnologia assistiva é essencial, pois garante uma recepção sonora de qualidade, favorecendo a aprendizagem.
O ambiente educacional, por si só é, em geral, um ambiente de escuta muito desafiador. As salas de aulas são grandes, reverberante e com ruídos, que os tornam acusticamente desfavoráveis, sobretudo para uma pessoa que tenha problemas auditivos. As tecnologias assistivas são opções muito valiosas para essas situações. Um dos recursos auxiliares mais modernos para o ambiente escolar é o sistema FM.
O Roger é uma tecnologia que auxilia a compreensão de fala no ruído e à distância. Formado por microfone e receptor que capta a fala e envia para os aparelhos auditivos, que tem o receptor Roger. Isso torna a recepção de fala e a comunicação muito mais fácil, eliminando a condição de esforço auditivo, potencializando todos os benefícios que a amplificação oferece, além de fornecer uma experiência auditiva muito mais completa.
Nesse vídeo estamos pareando o Roger Pen ao aparelho auditivo. Essa versão do sistema FM funciona como um microfone externo, que quando posicionado no centro da mesa, é capaz de selecionar a voz do interlocutor de forma rápida, sutil e automática, alternando de um interlocutor para outro, sem interrupções.
Deseja conhecer melhor o sistema Roger? Acesse o link: https://www.nucleodeaudiologia.com.br/aparelhos-auditivos/sistema-roger/
Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03
Gostou? Compartilhe esse artigo:
Deixe seu cometário
You must be logado to post a comment.