Quem sou
Meu Propósito
Compartilhar a minha experiência como fonoaudióloga, especialista em Audiologia Clínica, com uma linguagem simples e acessível, de forma a chamar à atenção para a importância da audição, tanto na comunicação, como nas relações humanas.
Desejo contagiar as pessoas com a minha paixão pela fonoaudiologia e pela natureza!
Quem sou
Nascida em Campinas, com meio século de vida muito bem vivido!
Sou fonoaudióloga graduada pela PUCCAMP em 1991 e Especialista em Audiologia clínica pelo Cediau.
Diretora, Gestora e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia desde 1996.
Atuo desde 1991 na área de Audiologia Clínica, em diagnóstico, reabilitação auditiva e adaptação de próteses auditivas. Participei de Projetos de Responsabilidade Social voltados para a quebra de preconceito e inclusão do deficiente auditivo.
Simplesmente apaixonada pela fonoaudiologia, pela natureza, por comunicação e fotografia.
São vinte e nove anos de fonoaudiologia, todos dedicados às mais diversas causas e projetos voltados para “audição”.
Vinte e dois deles, no Núcleo de Audiologia e ao lado da Unitron, que vi nascer, crescer e renascer no Brasil. E eu percebi que também nasci, “cresci” e renasci profissionalmente junto com ela, alimentando essa paixão pela minha profissão, que só cresceu dentro de mim ao longo dos anos.
A Jornada, Meus Desafios e os Melhores Frutos
Foi atuando com total entrega ao exercer minha profissão, que aprendi a reabilitar com devoção, sentindo compaixão pelas pessoas, especialmente por aquelas que desejo auxiliar, e percebi que essa é a única forma de exercer com excelência a minha missão.
Meus dias como fonoaudióloga e reabilitadora têm sido memoráveis.
Tenho vivido esses dias de forma muito intensa, desde o início da minha jornada, com a séria missão de ajudar a quem necessita voltar a ouvir.
Dentro do Núcleo de Audiologia a minha busca diária é pelo trabalho em equipe, com atuação de excelência e alta performance, mas, mais do que isso o meu grande desafio é treinar a equipe a exercitar o verdadeiro sentido do “Ouvir”, do Sentir” e do Agir”, para atuar prontamente, e, de maneira diferenciada, atender de forma pontual e assertiva, agir com ética, transparência e respeito, primeiro entre nós, os membros dessa equipe, para que, em seguida, estejamos prontos e aptos para replicar com nossos pacientes esse nosso jeito de agir, que é a forma mais verdadeira de exercer a nossa linda profissão.
Meu maior desafio para exercer a missão que assumi é aprender a “Ouvir” com generosidade, “Sentir” com compaixão e “Agir” com gratidão.
“Ouvir” generosamente e com atenção, para entender as necessidades do outro sem julgamentos, “Sentir” compassivamente as dificuldades e dores do outro, para que possamos “Agir” com integridade, intervindo corretamente e, ao mesmo tempo, agradecendo àquela nova oportunidade de aprender novas lições, enquanto cuidamos do outro.
Sigo nessa jornada desde 1991, e, ao longo desses anos foram inúmeras oportunidades de “ouvir pessoas ouvindo” e aprender com cada uma delas a sentir suas emoções, entendendo que não há uma fórmula única e milagrosa que se aplique a todos, há sim um jeito único, personalizado e customizado para cada ser humano, que nos permite intervir delicadamente para ajudar a voltar a ouvir, com sucesso clínico. Delego a essas pessoas todas as vivências que me me fizeram ter o Expertise em reabilitar dessa forma, e, principalmente, para treinar tantas equipes para fazer isso com a mesma eficiência e paixão.
Minha experiência tem sido fantástica ao lado de cada paciente, de cada família. Me sinto realizada pessoal e profissionalmente, tanto como diretora e gestora, quanto como audiologista responsável técnica e reabilitadora, ou mesmo no papel de quem disponibiliza produtos de alta tecnologia e o expertise à minha equipe e colegas fonoaudiólogos, para que possam reabilitar com total entrega e em busca do sucesso clínico, as pessoas que têm perda de audição.
Saber que temos disponíveis todas as ferramentas clínicas tecnológicas que nos auxiliam nesse “cuidar”, sob um olhar tão diferenciado para com quem cuidamos, nos dá extrema segurança e flexibilidade.
Ter acesso a dispositivos tecnológicos que foram desenvolvidos através de pesquisas e evidências, centrados no cliente, com o propósito de quebrar todas barreiras que se encontram entre o silêncio e o som, tornam a nossa missão palpável, realizável.
Por esse motivo meus dias como fonoaudióloga têm de sido de muitas alegrias e sucesso.
Minha relação com a Audiologia
Quando me decidi por estudar fonoaudiologia eu não tinha muita noção da abrangência e importância da profissão que eu havia escolhido. Também não tinha a percepção clara de que havia escolhido a profissão certa, que me faria feliz e me sentir tão realizada.
Desde muito cedo, ainda na graduação, fui me encaminhando para área de audiologia, pela qual me apaixonei rapidamente. “Ouvir e fazer ouvir” era algo que me fazia vibrar, desde sempre.
Ao longo desses anos de estudos na graduação, em cursos de aprimoramento, especializações, pós-graduação, cursos internacionais e mesmo durante minha atuação profissional admirei, e ainda admiro, muitos fonoaudiólogos de referência e de grande sucesso, os quais felizmente tive como grandes mestres, grandes exemplos e grandes amigos. Foram pessoas que me ensinaram, orientaram e me inspiraram profundamente pela sua competência, comprometimento, respeito e paixão pela fonoaudiologia. Pessoas que me apoiaram e me incentivaram a seguir adiante em busca de meus sonhos, a vencer meus desafios e a lutar pelos meus objetivos, pelas quais sinto um enorme respeito, carinho e gratidão.
Nelas me espelhei e me apoiei, seguindo e investindo em minha formação acadêmica e em minha carreira.
Não poderia citar nomes aqui, pois correria o risco de me esquecer de alguém e isso seria uma falta irreparável. Mas sei que muitas delas sabem desse sentimento gostoso e verdadeiro que cultivo por elas dentro de mim, entre colegas de faculdade, minhas grandes mestras de graduação e especialização, monitoras e preceptoras, colegas de trabalho, colegas que seguiram para outra especialidades, fonoaudiólogas que se tornaram minhas grandes amigas, fonoaudiólogas que me atenderam e atenderam meus filhos, colaboradoras, parceiras e outras tantas grandes “estrelas” e referências na audiologia. Algumas inclusive que já se foram e das quais sinto muita saudade.
Eu amo minha profissão e me orgulho demais por exercê-la com a mesma paixão, respeito e competência auxiliando pessoas e modificando muitas vidas. Sinto uma enorme gratidão por atuar sempre ao lado de pessoas muito queridas e competentes.
Ao longo desses anos fiz muitos amigos, entre pacientes e fonoaudiólogos e esses são os maiores motivos para celebrar o nosso dia com tanta alegria!!