Fatores Críticos para Perda Auditiva na Juventude

Você se acha jovem demais para ter perda auditiva? É daqueles que ainda acredita que queda na audição só acontece com o avanço da idade e em pessoas maduras?

Ah não! Fala Sério?! Então pára tudo! Não é por nada não, mas você sim, é que parou no tempo. Isso mesmo, essa ideia aí de que surdez é coisa de velho, já é bem ultrapassada.

Gente jovem também perde a audição e precisa sim ficar super ligada nos cuidados que evitam danos irreversíveis aos ouvidos.

Então, você que se acha jovem demais para ter uma perda auditiva, preste bem atenção que agora eu vou te deixar mais atualizado!

Eu vou te contar apenas 5 coisas, dentre muitas outras, que afetam a audição de jovens:

  1. Balada, bebida alcoólica e tabagismo são uma combinação bombástica para agredir tua audição
  2. O uso excessivo e inadequado de fones de ouvidos, pode sim te deixar surdo muito antes do que você imagina
  3. Curtir um som alto ou tocar instrumentos musicais, sem uso de protetores auriculares específico, tais como fones com filtro flat também é risco
  4. Falhas alimentares, do tipo jejum intermitente, uso excessivo de cafeína e açúcares pode causar falhas metabólicas e,
    por consequência, zumbido no ouvido
  5. Doenças metabólicas, hipoglicemia, diabetes ou hipertensão arterial, também podem acometer jovens e estão ligadas à perda auditiva.

Então fica aqui minha dica! Teste sua audição desde jovem, ao menos uma vez por ano ou sempre que tiver sintomas do tipo, Zumbido no ouvido, sensação de ouvido tapado, dificuldade para ouvir ou entender, desatenção ou dificuldade de concentração e participação em conversas no ruído.

 

 

Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03

 

Gostou? Compartilhe esse artigo:

 

 

Deixe seu cometário