Quantas distrações temos pelos nossos caminhos. São muitos estímulos, concorrendo entre si pela nossa atenção, que acabam tirando o nosso foco das atividades principais.
Confesso que eu adoro parar minha caminhada para apreciar essas cenas, que se compõem lindamente pela vegetação. Quando faço isso, mudo o meu foco literalmente. Interrompo a minha caminhada, saco meu celular da mochila e coloco todo o foco e atenção no clique.
A questão é que nesse momento, o percurso e o exercício físico, que eram meus objetivos principais, deixam de ser o meu foco, dando lugar à minha predileção, que é fotografar.
O resultado disso são as lindas imagens capturadas, que aqui compartilho com vocês. Mas o que vocês não sabem é que eu fui para o fim da fila. Isso mesmo, eu fiquei para traz, me perdi da minha trupe e, além disso, o efeito da caminhada, como atividade física, já era.
A Distração, é exatamente isso, é o processo de desviar a atenção de um indivíduo ou grupo, à partir da área desejada de foco e, assim, bloquear ou diminuir a recepção da informação desejada.
Quando falamos de produtividade no trabalho e aprendizagem nas atividades escolares e acadêmicas, as distrações são as nossas grandes companheiras e maiores vilãs. Elas estão sempre presentes para tirar nosso foco e são responsáveis por contribuir com a nossa baixa produtividade e os atrasos na aprendizagem. Sejam elas os dispositivos eletrônicos, outras pessoas, uma música, as conversas ou ruídos ambientais, nossos amigos ou colegas de trabalho, etc…
As nossas distrações estão totalmente relacionadas com a falta de atenção. A falta de atenção está ligada aos distúrbios ou falhas nas nossas habilidades auditivas, comprometendo, e muito, o processamento auditivo das informações que recebemos e precisamos compreender para podermos aprender e render mais.
Se você ou seu filho têm muitas distrações, mudando o foco rápida e facilmente da atividade principal, para outras coisas ou pessoas no ambiente, isso certamente comprometerá sua produtividade, sua participação nas atividades e sua aprendizagem.
O início do ano pede a sua Atenção!
É o momento mais propício para uma avaliação auditiva, e, nesses casos, especialmente, vale muito à pena buscar ajuda.
Uma boa avaliação fonoaudiológica e auditiva vão te ajudar a ser devidamente diagnosticado, para que você possa buscar caminhos para render mais e aprender melhor. A combinação reabilitação auditiva e recursos tecnológicos auxiliares e assistivos, tais quais sistemas FM, serão muito úteis e efetivos para o bom rendimento escolar e no trabalho.
Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03
Gostou? Compartilhe esse artigo:
Deixe seu cometário
You must be logado to post a comment.