Muitas pessoas me perguntam sobre quais as estratégias que eu julgo mais importantes pra exercer a minha profissão, com foco total na minha missão.
O que eu sei, com certeza, é que fazer vínculos com as pessoas é a ferramenta mais poderosa que todos nós temos na nossa vida. E isso vale pra nossa vida profissional. Eu falo isso com alguma experiência nessa questão.
Depois de 29 anos acompanhando a jornada de muitos pacientes, pelos caminhos da reabilitação auditiva, ouvi muitas histórias e conheci diferentes perfis de pessoas. Cada uma, com as suas particularidades, me contou sobre as suas sensações, manifestou diferentes comportamentos e expressou seus sentimentos.
Eu aprendi muito com essas pessoas e descobri que pra cada uma delas há um caminho diferente. Cada uma teve a sua motivação pra começar essa viagem. Cada um teve as suas objeções, seus tropeços, durante o trajeto. A única verdade comum a todas as pessoas, é que a maior parte delas fica muito mais à vontade pra percorrer essa jornada, quando conhece minimamente o trajeto e cada etapa que vai enfrentar.
Conhecer as estações, entender o tempo que a viagem vai levar, saber quais as barreiras que você pode encontrar, entender que existem atalhos mais seguros, torna a viagem muito mais desejável. Então vai aqui a minha dica de hoje, pra você que vai já decidiu colocar aparelhos auditivos e quer ter sucesso nos resultados.
Conheça bem, antes de se aventurar, todas as estações por onde você vai passar e saiba quais são os pitstops, as paradas obrigatórias, que você deverá fazer, pra ter uma jornada tranquila e chegar destino desejado de forma certeira.
O processo de reabilitação segue uma sequência lógica de procedimentos. Ele é recheado de questionários de percepção e auto-avaliação, tem várias avaliações auditivas, medidas de conforto e desconforto, testes de fala no silêncio e no ruído, tem recursos de verificação e validação dos resultados, além de sessões de consultoria, aconselhamento, orientações e treinamento auditivo. Tudo isso pra personalizar a sua adaptação.
Uma equipe bem preparada vai te acompanhar bem de pertinho, conduzindo cada etapa desse processo, passo a passo. Cada profissional vai primeiro te conhecer a fundo, pra saber como te motivar e incentivar a usar corretamente os aparelhos auditivos. Vai te ajudar a relaxar e entrar no processo de reabilitação ativamente, vai te fazer superar cada obstáculo pra aproveitar todos os benefícios de corpo e alma.
Escolha um Porto Seguro e faça Boa viagem!!
Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03
Gostou? Compartilhe esse artigo:
Deixe seu cometário
You must be logado to post a comment.