Da Fono para Você com Raquel Munhoz – Vídeo 3

Como é que a gente pode proteger a nossa voz com o uso de máscara, que vai ser um hábito que nós vamos ter que, né já adquirimos e agora gente vai ter que aceitar usar provavelmente um bom tempo?

O uso da máscara ele tem que ser entendido como uma proteção pra mim e também para outras pessoas. Então a gente não tem a opção de não usar isso, que é importante. Que as vezes a pessoa fala: não estou cansada, estou com calor não é isso é importante a gente tem que usar. Dito isto eu coloco a máscara. Tenho que pensar, qual é a máscara que eu me adapto melhor? é a máscara descartável? é a máscara de pano? porquê as pessoas são diferentes, então, vamos lá. Depois que escolheu qual máscara você se adapta melhor e ao encaixe que ela tem no seu rosto, saiba que a sua voz vai sim sofrer uma perda de três a quatro dB e você perde, inclusive, a intensidade. Então você coloca a máscara e sobre articule, mexa bem a boca, faça bastante contato de olhos, procure falar dos seus sentimentos, e se você quiser, pode até falar um pouquinho mais forte, porque isso vai ajudar a pessoa a entender você. Se tiver muito difícil, diminua a sua velocidade de fala. Não precisa falar tão rápido, você pode alongar as vogais para eu o seu som fique mais audível.

Cláudia falando de máscara né, observo no meu dia a dia, na prática clínica, muitos pacientes que normalmente são mais idosos, que ficam extremamente incomodados com as máscaras. Eles ficam, é com uma sensação de que não estão conseguindo respirar. Muitas vezes eles querem abaixar a máscara. Eu percebo que há um sofrimento nisso. Que tipo de orientação você poderia dar nesses casos, para que tenham um conforto maior uma aceitação maior uso de máscara?

Então, a primeira coisa é a gente criar o hábito, porquê é isso é o uso de máscara, por exemplo para os orientais no Japão, já é super hábito. As pessoas já usavam máscara porque elas tinham gripe ou pra não pegar um resfriado, então pra nós é isso o que eu tenho que fazer eu, Cláudia, particularmente gosto muito da máscara descartável porque eu me sinto meio, se eu coloco uma máscara de pano, eu também sinto falta de ar ou fico muito alérgica e eu não era alérgica e fiquei alérgica na pandemia por conta disso. Então a gente precisa se adaptar. Então, a primeira coisa: Qual é a melhor máscara pra mim? Depois, se eu me sinto muito incomodado eu vou procurar usar um tempo bem curto é o máximo que eu devo usar são duas horas. Depois eu troco. Então, preciso fazer: eu vou só até o supermercado com a máscara e volto, no outro dia eu vou tentar só ir à farmácia e volto tentar não fazer várias ações quando você sair de casa, justamente pra que você não fique muitas horas com a máscara e fique super incomodado.

 

 

Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03

Deixe seu cometário