Um encontro Especial, Muitas Ideias e Novos Ideais

Um encontro Especial, Muitas Ideias e Novos Ideais

Trabalhar com a audição das pessoas por tantos anos proporcionou-me vários encontros e experiências inesquecíveis. Pessoas diferentes e especiais e seus familiares, fizeram-me desenvolver muitas habilidades comunicativas, que eu não tinha no princípio da minha carreira.

Hoje, quando paro para pensar sobre como o tempo, a convivência e a comunicação com tantas pessoas, impactou a minha vida, me vem uma única palavra “aprendizado”.

Entre tantos ganhos nessas relações interpessoais, me ocorre que o maior deles foi, sem dúvida nenhuma, aprender a ouvir e a redescobrir muitos novos sentidos para o “Ouvir”.

“Ouvir” como agir com autenticidade e buscar delicadeza nas relações interpessoais.

“Ouvir” como aprender a colocar-me no lugar de quem não escuta. “Ouvir” como compreender e ser tolerante e buscar novas formas de comunicação.

E nessas minhas tantas reflexões, sobre a comunicação e a audição eu fico imaginando quantas coisas o mundo está precisando Ouvir. E vou ainda além, procurando entender a forma como as pessoas estão, ou não estão, se comunicando.

Foi isso que me motivou a idealizar a Campanha “O Som do Natal Solidário”.

O desejo de que o mundo possa voltar a “Falar”, a “Enxergar”, a “Ouvir”  e a “Sentir”, através dos sons, dos gestos e das ações, que emanam de uma Comunicação Respeitosa entre as pessoas. O desejo de que o “Som do Natal” tenha um “Tom” mais solidário, um “Toque” mais amoroso, com palavras e atitudes positivas, que possam ecoar, reverberando pelo mundo afora.

E foi exatamente num desses encontros especiais, que me deparei com o nosso querido Papai Noel, uma personalidade pública, mágica e tão querida, que ao voltar a ouvir identificou-se com essa linda causa, propondo-se, generosamente, a encabeçar comigo essa Campanha de Natal.

Sensibilizados com a causa da audição, dos tantos sentidos do “Ouvir” e da comunicação, desejamos juntos sensibilizar às pessoas, fomentando a solidariedade entre elas, alertando sobre a importância da audição, do “Ouvir” e da reabilitação,  através de uma comunicação mais amorosa.

 

Saiba mais em https://nucleodeaudiologia.com.br/o-som-do-natal-solidario

 

Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03

 

Gostou? Compartilhe esse artigo:

 

 

Deixe seu cometário