Você sabia que quem tem audição normal, apresenta limiares auditivos até 20 dB?

Você sabia que quem tem audição normal, apresenta limiares auditivos até 20 dB?

Entenda por que você deve priorizar sua saúde auditiva e incluir em seu Check Up anual uma audiometria, para conhecer seus limiares auditivos.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada no Condado de DeKalb, Geórgia, Estados Unidos, a perda auditiva é a terceira condição física crônica mais comum que afeta adultos nos Estados Unidos, sendo mais prevalente do que diabetes ou câncer.

Curiosamente a avaliação da audição não é parte obrigatória da triagem física anual de um indivíduo e geralmente não é priorizada entre muitas especialidades médicas e prestadores de cuidados primários2, a despeito de muitos estudos que já comprovam que a perda auditiva não tratada tem um impacto negativo considerável na saúde geral de um indivíduo3.

A avaliação da audição deve ser feita pelo Fonoaudiólogo, preferencialmente especialista em audiologia clínica, por meio de um teste audiométrico, indolor, não invasivo, simples e rápido. Por meio dele, é possível determinar os limiares auditivos tonais e vocais, que resume o quadro audiológico dentro de um audiograma. Durante o teste, os limiares de audição são medidos em decibels (dB), para cada orelha, usando tons puros e pesquisando uma faixa de frequências que varia de de 250 a 8000 (Hz).

O nível de audição considerado normal pode variar de 0 a 20 dB, em cada orelha. Números acima de 20 dB indicam a necessidade de tratamento e/ou de reabilitação auditiva, e, na maioria dos casos, o indivíduo irá beneficiar-se com o uso da amplificação sonora, por meio de aparelhos auditivos, enquanto que níveis acima de 60 dB, sem benefícios com a amplificação sonora, indicam a necessidade de encaminhamento para uma avaliação criteriosa e multidisciplinar para confirmar a indicação de implante coclear.4

De acordo com o National Institutes of Health (NIH) – parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, que é a agência de pesquisa médica do país – uma em cada três pessoas com 65 anos de idade e uma em cada duas com 75 anos ou mais tem perda auditiva.5 A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 72 milhões de pessoas que poderiam beneficiar-se potencialmente do uso de algum tipo de dispositivo auditivo, tal como aparelhos auditivos ou implantes cocleares.6 Entretanto, as pessoas com perda auditiva esperam, em média, seis anos para buscar auxílio médico e ter sua perda auditiva tratada.7 Estima-se que em 2030, todos os Baby Boomers terão 65 anos ou mais e esta geração viverá mais do que qualquer geração na história.

Por essa razão, priorizar a sua saúde auditiva desde já é necessário. Ouvir bem irá ajudá-lo, na vida adulta e após os 60 anos, a viver ativamente, de forma saudável, comunicando-se e interagindo com as pessoas, com independência no maior tempo possível.

Educar o público sobre a importância da manter a saúde auditiva, faz parte de nosso propósito e isso inclui incentivar as pessoas a buscarem formas de conhecer seus limiares auditivos, para que tenham acesso a um diagnóstico e intervenção precoces.

 

 

Raquel Munhoz, CRFa 2-5488
Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica pelo Cediau e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia
Título de Especialista em Audiologia pelo CFFa 2079-03

 

 

Referências:

Blackwell DL, Lucas JW, Clarke TC. Summary health statistics for US adults: National Health Interview Survey, 2012. Vital health statistics, series 10, no. 260. Atlanta, GA: National Center for Health Statistics, CDC; 2014. http://www.cdc.gov/nchs/data/series/sr_10/sr10_260.pdf
May 29, 2019 Cochlear 20/20 hearing study. Survey of 1,250 conducted by Penn, Schoen, Berland, March 13, 2019. Data on file.
Brody, J. E. (2018, December 31). Hearing Loss Threatens Mind, Life and Limb. Available from: https://www.nytimes.com/2018/12/31/well/live/hearing-loss-threatens-mind-life-and-limb.html
Zwolan TA, Schvartz-Leyzac KC, Pleasant T. Development of a 60/60 guideline for referring adults for a traditional Cochlear implant candidacy evaluation. Otol Neurotol 2020;41:895-900.
Deafness and hearing loss fact sheet [Internet]. World Health Organization; c2020 [cited 11 Sept 2020]. Available from: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs300/en/.
America Counts Staff (2019, December 10). 2020 Census Will Help Policymakers Prepare for the Incoming Wave of Aging Boomers. Available from: https://www.census.gov/library/stories/2019/12/by-2030-all-baby-boomers-will-be-age-65-or-older.html.
7. Hearing Industries Association. MT10 MarkeTrak 10 Base Report. Washington, DC: Marketing Research, Inc; March 27, 2019.

Deixe seu cometário